BLOG

Artigos de interesse para quem entende a importância de estar na internet

site de uma página

Site de uma página ou site de múltiplas páginas: Qual Escolher?

Nesse artigo você verá:

Sobre site de uma página (site one page)
Sobre site de Múltiplas Páginas (site Multipage)
Escolhendo com sabedoria

Já faz um tempo que é mais do que necessário ter uma presença online para qualquer negócio. A criação de um site é o primeiro passo para alcançar clientes e construir uma identidade na internet. Contudo, surge a pergunta: ‘devo optar por um site de uma página ou por um site de múltiplas páginas?’ A escolha entre essas duas abordagens depende das necessidades específicas do seu negócio. Vamos explorar as vantagens de cada opção, considerando tanto as grandes empresas quanto os pequenos negócios locais.

Site de Uma Página (site One Page): Simplicidade e Foco

O site de uma página (site One Page) têm ganhado popularidade devido à sua simplicidade e navegação direta. Esse modelo de site concentra todas as informações em uma única página, evitando que os usuários se percam em diversos links. Este formato é ideal para pequenos negócios locais ou para profissionais que queiram ter uma página pessoal para divulgar seus serviços, e que desejam apresentar informações essenciais de forma clara e concisa e profissional. E ainda, a página é carregada de estratégias de marketing que visam captar a atenção do usuário e gerar leads (contatos).

Facilidade de Navegação:

Com um site de uma página, os visitantes podem rolar facilmente para obter todas as informações necessárias. E ainda, usando o menu principal, todos os links (chamados links âncora) levam para seções específicas na própria página. Isso é particularmente útil para negócios locais, onde os clientes procuram dados como horário de funcionamento, localização e informações de contato.

Design Impactante:

A simplicidade do design de uma página permite que os elementos visuais se destaquem. Isso é crucial para transmitir a essência da marca de forma impactante e criar uma primeira impressão positiva.

Carregamento Rápido:

Páginas únicas tendem a carregar mais rapidamente do que sites de várias páginas. Isso é benéfico para a retenção do usuário, especialmente em dispositivos móveis, onde a velocidade é fundamental.

O site Bentlin Web Designer foi desenvolvido dessa forma, como você pode conferir. Com um estilo clean, cada item está no seu devido lugar, com textos explicativos simples, tendo imagens leves e descritivas, traços finos, e cheios de call-to-action (chamadas à ação), por meio de perguntas convidativas e botões destacados

Site de Múltiplas Páginas (site Multipage): Profundidade e Estrutura

Por outro lado, o site de múltiplas páginas (site multipage) oferece uma estrutura mais robusta e a capacidade de explorar temas em maior profundidade. Grandes empresas muitas vezes optam por essa abordagem para apresentar uma gama diversificada de produtos e serviços.

Conteúdo Detalhado:

Se sua empresa possui uma ampla gama de produtos ou serviços, um site de várias páginas permite a criação de seções específicas para cada categoria. Isso possibilita apresentar informações detalhadas sem sobrecarregar uma única página.

SEO Aprimorado:

Sites com várias páginas têm mais oportunidades para incorporar palavras-chave relevantes, o que pode melhorar significativamente o ranking nos motores de busca. Isso é particularmente benéfico para empresas que operam em mercados altamente competitivos.

Jornada do Usuário Estruturada:

A estrutura de múltiplas páginas permite guiar os usuários por uma jornada específica, levando-os de uma página inicial para páginas específicas de produto, serviços ou informações adicionais.

A título de exemplo do que foi citado acima, veja o site da Update TI (desenvolvido e administrado por Bentlin Web Designer). É um site mais robusto, com várias páginas, pois a empresa oferece vários serviços e cada um deles está em uma página diferente. Além disso a empresa mantém um Blog em pleno funcionamento, com assuntos de interesse para seu público-alvo no Rio de Janeiro. Devido à densidade maior de informações, um site de múltiplas páginas se fez necessário para essa empresa, que está em pleno crescimento.

Escolhendo com Sabedoria

Ao decidir entre um site de uma página ou de múltiplas páginas, é fundamental considerar as características únicas do seu negócio. Se você deseja divulgar seu serviço como profissional individual, ou possui um pequeno negócio local com um foco específico e informações concisas, um site de uma página pode ser a escolha certa. Por outro lado, se você gerencia uma grande empresa com uma variedade extensa de produtos e serviços, um site de várias páginas pode oferecer a profundidade necessária.

Lembre-se de que a essência de qualquer site é proporcionar uma experiência positiva ao usuário. Independentemente da escolha, certifique-se de que a navegação seja intuitiva, o design seja atrativo e as informações estejam facilmente acessíveis. Para isso, estou aqui para ajudar você. Entre em contato comigo para tirar suas dúvidas e analisarmos o que seria mais adequado à sua necessidade.

Ao fazer isso, você estará no caminho certo para construir uma presença online eficaz, independentemente do tamanho do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Veja outros artigos:

site de uma página
Dicas sobre sites

Site de uma página ou site de múltiplas páginas: Qual Escolher?

Nesse artigo você verá: Sobre site de uma página (site one page)Sobre site de Múltiplas Páginas (site Multipage)Escolhendo com sabedoria Já faz um tempo que é mais do que necessário ter uma presença online para qualquer negócio. A criação de um site é o primeiro passo para alcançar clientes e construir uma identidade na internet.

Leia mais
o que é site responsivo e por que é fundamental
Dicas sobre sites

Site responsivo: o que é e 4 razões do porquê é fundamental

Você tem um site, mas já parou para pensar se ele é um site responsivo? Se a resposta for “não sei” ou “não entendo a importância disso”, você está no lugar certo. Vamos explorar o mundo dos sites responsivos, entender o que são e por que são cruciais nos dias de hoje.

Leia mais

Fale comigo agora mesmo

Serviços

  • Criação de sites
  • Landing Pages
  • SEO
  • Gestão de Tráfego Pago (Ads)